Projetos

Nossos projetos se dividem em quatro grandes áreas: Tecnologias, Corpos e Territórios; Hackeando Violências Patriarcais e Vislumbrando Futuros Feministas; Cuidados Digitais; e Respostas a Emergências de Políticas Públicas.

Aos poucos estamos alimentando esse repositório com informações retroativas, de projetos mais antigos, até termos disponível toda a memória institucional.

Tecnologias, Corpos e Territórios

As tecnologias digitais estão gradualmente integrando nossos corpos e territórios. Terminologias como Identificação Biométrica, Cidades Inteligentes, Big Data, A.I, Internet das Coisas e Reconhecimento Facial estão gradualmente aparecendo em discursos públicos como “soluções inovadoras” para melhorar os serviços públicos e a segurança nacional. Mas elas também podem representar uma ameaça significativa à privacidade dos cidadãos, à liberdade de expressão e ao direito de associação, e até mesmo nos tornar vulneráveis a ataques cibernéticos. Como podemos caminhar livremente em um território vigiado por empresas e governos? Como todas essas novas tecnologias estão mudando nossas relações com nossos corpos e territórios? Quem está extraindo os dados que produzimos nessas relações? Quem lucra com isso? Quem é excluído ou mais exposto? Estamos reafirmando as relações coloniais disfarçadas de inovação? As cidades inteligentes são realmente destinadas a serem alimentadas por conflitos socioambientais, colonialismo digital e lixo?

Hackeando violências patriarcais e vislumbrando futuros feministas

As tecnologias são projetadas com valores subjetivos daqueles que as desenvolvem ou implantam, muito provavelmente, homens cis brancos do Norte Global. Portanto, o futuro provavelmente reproduzirá muitas das desigualdades sociais contra as quais os movimentos de direitos humanos lutam. Para corrigir esse cenário, esta área de trabalho tem como objetivos mapear e expor as dimensões interseccionais dos desequilíbrios de poder, considerando raça, gênero, classe, sexualidade, etc, por trás das tecnologias digitais; aumentar a conscientização por meio da criatividade e da formação de comunidade; promover ações de advocacy a partir de agendas feministas em direitos digitais e estimular nossa imaginação para futuros melhores e agendas positivas por meio de exercícios de futuros especulativos nos quais as tecnologias podem ser desenvolvidas sob valores transfeministas.

Compartilhando Conhecimentos e Cuidados Digitais

Com o aumento da digitalização, que também foi particularmente acelerada durante a pandemia de COVID-19, também observamos um aumento da violência online com graves consequências para as atividades offline de ativistas de direitos humanos. No Brasil, esse cenário é ainda mais desafiador considerando a ascensão de grupos de extrema-direita que entendem de tecnologia e usam ambientes digitais como campos de batalha, atacando mulheres, pessoas LGBTQIA, ativistas negros, defensores dos direitos sexuais e reprodutivos, defensores da terra, ativistas de favelas e outras comunidades que questionam o status quo da heteronormatividade masculina cis branca da sociedade capitalista dominante. Essa tendência, alinhada ao modelo de negócios das principais plataformas de mídia social, focada em transformar ódio em lucro, resulta em ambientes digitais propensos à violência política de gênero, ódio, ameaças e desinformação. Nessa área, focamos em acompanhar as manifestações emergentes de violências digitais e fomentar uma visão tecnopolítica e crítica das ferramentas que usamos para nosso ativismo diário, para que possamos ter um uso mais cuidadoso e estratégico delas e, gradualmente, passar a apoiar infraestruturas feministas.

Respostas a emergências de políticas públicas

Às vezes, as mudanças no contexto político requerem ações de emergência que transformam a pesquisa em advocacy. É disso que trata esta área de trabalho. E, como a Internet é global, cultivamos coalizões e/ou redes nacionais, regionais e globais para ter um envolvimento estratégico e coletivo com os formuladores de políticas em fóruns nacionais, regionais e internacionais. Além disso, também observamos uma crescente demanda por cuidados digitais e suporte durante ataques devido ao aumento de ameaças contra mulheres, pessoas LGBTQI, artistas, jornalistas e ativistas no Brasil. Para responder a este cenário, co-criamos uma Rede Transfeminista de Cuidados Digitais no Brasil para lidar com a necessidade de tais respostas de emergência.
  • Buscar temas

  • Buscar temas