OFICINAS DE CUIDADOS DIGITAIS PARA LIDAR COM A DESINFORMAÇÃO

#acesso à internet #cibersegurança #cuidados digitais #desinformação #privacidade

A desinformação e o discurso de ódio se espalharam rapidamente no espaço digital, apresentando desafios significativos para a alfabetização midiática de jovens e outros extratos da população, um fenômeno prejudicial que gradualmente envenena esferas do debate público e desafia o futuro de nossas democracias. 

Ao mesmo tempo, jornalistas, políticos, atores da sociedade civil e defensores dos direitos humanos estão cada vez mais expostos a riscos de segurança pessoal e à informações falsas on-line, particularmente se pertencem a comunidades historicamente oprimidas, mulheres, LGBTQIA+, indígenas e negros, em todas as suas interseccionalidades de classe, territorialidade, etc.

Nesse contexto, a Coding Rights realizou três Oficinas sobre Cuidados Digitais, online e gratuitas, facilitadas por Paula Martini (Internet das Pessoas) e Joana Varon, as oficinas tiveram dois públicos-alvo: (i) educadores e famílias e (ii) comunicadores e jornalistas. 

As oficinas serviram também como maneira de divulgar a versão em português do Kit Digital Enquirer (DEK), desenvolvido pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em cooperação com a TacticalTech. Esse curso online, que está disponível de forma gratuíta, está aberto para quem quiser se aprofundar sobre o tema em seu próprio tempo e aprender sobre dicas e estratégias para identificação e combate da desinformação por meio de treinamento on-line. Para além do tema da desinformação, existem também outros módulos que trazem dicas de segurança digital, tratam de violência de gênero, e de medidas de proteção para crianças e adolescentes online.