Reconhecimento facial no setor público e identidades trans

#inteligência artificial #LGBTQIA #reconhecimento facial #vigilância

Lançada na semana da Visibilidade Trans em 2021, a pesquisa “Reconhecimento facial no setor público e identidades trans: tecnopolíticas de controle, vigilância e ameaças à diversidade de gênero em suas interseccionalidades de raça, classe e território” faz uma análise sobre sistemas de reconhecimento facial utilizados pelo governo federal como forma de verificar identidades e destaca desafios para a privacidade e autodeterminação de gênero de pessoas trans e não binárias em suas interseccionalidade de raça, classe e território. Escrita por Mariah Rafaela Silva e Joana Varon, a pesquisa foi realizada pela Coding Rights com apoio da ONG Privacy International via financiamento do International Development Research Center (IDRC).

Evento de lançamento da pesquisa, com participação de Mariah Rafaela Silva, autora da pesquisa, professora, ativista e pesquisadora; Nina da Hora, Cientista da Computação pela PUCRio com formação adicional no Programa Apple Developer Academy; Viviane Medeiros, Doutoranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos (PPGNEIM/UFBA) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS/UFBA); e Fernanda Monteiro, Tecnologista e pesquisadora independente em segurança digital e consultora em infra e segurança digital da Coding Rights.

SOBRE AS AUTORAS:
MARIAH RAFAELA SILVA é formada em história da arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado em história, teoria e crítica da cultura (mestrado interdisciplinar em ciências humanas) pela Universidade do Estado do Amazonas e é doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Foi intercambista na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, onde estudo Migração e Globalização (Ciências Sociais) e também foi bolsista de extensão no Projeto Diversidade Sexual e Gênero na Escola, pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mariah realizou parte de sua pesquisa de mestrado no Reino Unido, onde pesquisou sobre o colonialismo, diáspora e tráfico de pessoas escravizadas. Como ativista social, Mariah tem viajado pelos quatro cantos do planeta para promoção das lutas dos direitos humanos. Ela também atua no Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favelas, no Complexo de Favelas da Maré e foi representante da Coalização Negras de Direitos no Parlamento Europeu onde discursou sobre racismo e impactos ambientais durante a conferência Stop EU-Mercosur, em dezembro de 2019. Foi conselheira no Comitê Estadual LGBT do Rio de Janeiro cujo trabalho social foi reconhecido através de Moção Honrosa concedida pela Camara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Mariah também atuou como pesquisadora para o Instituto Transformar, O Instituto Maria e João Aleixo e atualmente é professora contrata no Departamento de História e Teoria da Arte da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

JOANA VARON é diretora executiva da Coding Rights, fellow em Direitos Humanos e Tecnologia do Carr Center for Human Rights Policy da Harvard Kennedy School. Afiliada ao Berkman Klein Center for Internet and Society at Harvard University, onde estuda métodos de ficção especulativa para trazer valores transfeministas ao desenvolvimento de Inteligência Artificial. Ex-Mozilla Media Fellow, é idealizadora de vários outros projetos criativos arte, ativismo e tecnologia, como transfeministech.org, #FromDevicesToBodies, chupadados.com, #safersisters, Safer Nudes, protestos.org, Net of Rights and freenetfilm.org. Também fez parte do grupo que iniciou o grupo de trabalho sobre Considerações de Direitos Humanos para Standards e Protocolos no Internet Engineering Task Force (IETF). Brasileira, com descendência colombiana, é engajada em várias redes internacionais de sociedade civil, como a Privacy International Network, o coletivo de hackers feministas DeepLab, Open Observatory of Network Interference (Ooni), Al Sur, entre outros, sempre focadas em trazer perspectivas feministas Latino Americanas para análises techno-politicas necessárias para o desenvolvimentos e implementação de tecnologias.