Por que a Inteligência Artificial é uma questão feminista?

#América Latina
Coding Rights lança, em parceria com a pesquisadora e ativista Paz Peña, a plataforma Not My A.I.

Está no ar a plataforma Not My A.I., um projeto que visa desenvolver um kit de ferramentas feministas para questionar sistemas algorítmicos de tomada de decisão implementados pelo setor público na América Latina.

Inteligência Artificial tá na moda e, a partir de teorias feministas, propomos ir além das discussões centradas apenas na “ética”, “transparência” ou “fairness” para a inteligência artificial. Queremos verificar assimetrias de poder e questionar se esses sistemas não estão simplesmente automatizando diferentes camadas de opressão!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1*jY762Dxa979CzNykFd3uWA.png

Na plataforma, também mapeamos sistemas de IA implementados pelo setor público na América Latina que acirram desigualdades. E se tem treta, óbvio que as bigtechs estão envolvidas: analisamos um projeto voltado para “prever” gravidez na adolescência, “exportado” de Salta para outras regiões da Argentina e Brasil com apoio da Microsoft.

O projeto, impulsionado pela nossa diretora executiva Joana Varon e pela pesquisadora e ativista Paz Peña, teve apoio da APC para a fase de pesquisa e seguiu em desenvolvimento para fases de oficinas no Brasil, com apoio da Fundação Henrich Boll, e na América Latina, com apoio da Access Now. Alguns desenvolvimentos da oficina estão relatador aqui.