artigos

Ajuda, bot!

#blogpost #inteligência artificial

Lista de bots amigues que você precisa conhecer

Sabemos que alguns perfis de redes sociais são comandados por bots que, por não se identificarem como tal, tentam se passar por uma pessoa e, muitas vezes, são utilizados para realizar ataques coordenados, para viralizar conteúdos falsos, subir hashtags, prejudicar o debate público, etc. Esse tipo de bot tem trazido má fama para o termo. Mas nem todx bot é assim.

Mas o que é um bot ou uma bot?

Diminutivo do termo em inglês robot, bot é um software de computador ou um script que traz em si um conjunto de algoritmos (ou tarefas) que atuam na execução de algum tipo de automação. Ou seja, na sua definição, não há nada de mal, depende, portanto, do objetivo da automação. Existem bots úteis e amigues que ajudam a gente a organizar informações interessantes ou a realizar tarefas do dia a dia. Bots cívicos, bots assistentes, bots que, além de tudo isso, também são feministas. Não é o máximo? As possibilidades são várias… tão diversas quanto nossa imaginação.

Para mapear algumas iniciativas, no decorrer de setembro, indicamos #BotsAmigues uma vez por semana nas redes sociais da Coding Rights, ajudando a divulgar bots cívicos, tecnologias pensadas para pautar informação que auxilie na proteção de direitos fundamentais. Esse artigo é uma compilação do que circulou nas nossas redes:

TramitaBot

Começando pela nossa queridinha, a TramitaBot do Radar Legislativo! É só dar um oi no canal do Telegram (@TramitaBot) e você começa a receber notícias dos Projetos Legislativos relacionados à Internet e tecnologias digitais que estão em discussão no Congresso Nacional.

Fale com a TramitaBot

BETA

Ela já é famosa, mas não podia ficar de fora da lista. Você encontra a Beta, a robô feminista, no Facebook e pode receber alertas sobre a luta feminista, pautas importantes no Congresso e mobilizações para proteger os direitos das mulheres.

Fale com a Beta

M0na Bot

1º bot a acompanhar o trâmite de Projetos de Lei da causa LGBTQIA+ nas Assembleias Legislativas e Câmara do DF. A M0nabot lança as atualizações no Twitter e também tem um trabalho super legal no Instagram.

Acompanhe a M0nabot

Elas No Congresso

Desenvolvida pela Revista Azmina, essa robozinha amiga mede a atividade dos parlamentares nos projetos de lei mais importantes para os direitos das mulheres no Brasil. Com ela, qualquer pessoa pode acompanhar as tramitações diárias dos PLs sobre temas de gênero.

Acompanhe Elas no Congresso no Twitter

Acoso.Online

Disponível no telegram (@AcosoOnlineBot), ela ajuda você a denunciar publicação sem consentimento de imagens e vídeos íntimos por meios eletrônicos.

Fale com a Acoso.Online

WinnieTeca

É um projeto de combate à desigualdade racial criado pela Winnie Bueno. Com a ajuda de um bot, você pode pedir um livro para doar ou um livro para receber. “A ideia surgiu de um pensamento simples: livro é algo bem caro e as pessoas negras estão localizadas em cinturões da pobreza. São barreiras que o racismo articula para que essas pessoas sejam impedidas de ter acesso”, afirma a criadora do projeto.

Fale com a WinnieTeca

ISA.bot

É uma robota feminista e parceira das mulheres. A ISA.bot foi programada para oferecer orientações sobre o que fazer em casos de violência doméstica ou online. Funciona no chat do Facebook e também no Google assistente.

Chame a ISA.bot no Facebook/Messenger

Fátima Bot

Já a Fátima Bot faz a linha investigativa: é a robota checadora da plataforma de checagem de fatos (fact-checking) Aos Fatos no WhatsApp, Facebook e Twitter. Viu uma imagem, vídeo ou notícia e ficou na dúvida se era fake? Manda pra Fátima!

Chame a Fátima no Whatsapp

Rosie da Serenata

A Rosie, da Operação Serenata de Amor, está sempre atenta aos gastos suspeitos de parlamentares e funciona no Twitter! A bot analisa gastos de deputados federais em exercício de sua função. A Rosie existe desde 2016, mas em ano eleitoral é sempre bom lembrar da nossa amiga antenadíssima!

Acompanhe a Rosie da Serenata no Twitter

Bot Sentinel

Criado em 2018, o Bot Sentinel fiscaliza e denuncia contas automatizadas (contas falsas) e desinformação, identificando grandes quantidades de tuítes programados por outros bots.

Acompanhe o Bot Sentinel no Twitter

Colabora Bot

É um robozinho muito esperto que faz um serviço importante para o acesso à informação pública! Ele monitora os portais de transparência governamentais e avisa no Twitter e no Mastodon quando algum site não está funcionando.

Acompanhe o Colabora Bot no Twitter

Ruibar Bot

Ruibar Bot é um bot do Jota Info que monitora processos parados no Supremo Tribunal Federal — STF. Você pode ler as notícias mais aprofundadas no site www.jota.info/tudo-sobre/ruibarbot.

Acompanhe as atualizações no Twitter

PEGABOT

Não sabe se uma conta no twitter é bot ou não? É só jogar o @ no Pegabot e tirar a dúvida! O robô é um projeto que ajuda a desmascarar os bots que se passam por pessoas (contas automatizadas) e é desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) e pelo Instituto Equidade & Tecnologia. Útil, né?

Confira se é bot ou não é no Pegabot

LABOT

É uma robozinha chilena que conta histórias sobre temas da atualidade no #Chile. A Robot LaBot foi criada por jornalistas que estavam preocupadas com a desinformação no período eleitoral. Ela está no Telegram, Facebook e Twitter.

Chame a Robot LaBot no Telegram

ROBOTOX

Criado pela Agência Pública e pelo Repórter Brasil, o Robotox monitora o Diário Oficial da União para saber os novos produtos agrotóxicos que são liberados no mercado brasileiro. e funciona lá no #twitter: @orobotox.

Acompanhe o Robotox no Twitter

Lembrou de mais bots que nos ajudam a monitorar poderosos e garantir direitos fundamentais? Conta pra gente!