publicações

Eleições e Internet: uma cartilha para campanhas eleitorais online

#desinformação #discurso de ódio #eleições #LGBTQIA

Lançamos hoje a cartilha: “Eleições e Internet: guia para proteção de direitos nas campanhas eleitorais”. O objetivo é orientar pré-candidaturas progressistas sobre como lidar com desinformação, violência politica, proteção de dados e segurança digital nas campanhas online

A guia é uma iniciativa da Coalizão Direitos na Rede, realizada pela Coding Rights e MeRepresenta, com colaborações da Rede Transfeminista de Cuidados Digitais.

“O contexto da pandemia faz com que as estratégias de campanha online sejam ainda mais importantes. Com a cartilha quisemos trazer informações de direitos humanos e segurança digital para que candidaturas progressistas tenham algumas direções para lidar com tudo isso”, destaca Joana Varon, co-autora do texto.

Ladyane Souza, co-autora pelo MeRepresenta, reforça que “o aspecto mais inovador da cartilha, a meu ver, é trazermos a perspectiva interseccional da violência política, que mistura ataques de gênero, raça e orientação afetiva e sexual.”

Postagem da Coalizão sobre a cartilha ressalta ainda que “a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entra em vigor hoje (18/09), também tem destaque especial no material, como na atenção à proibição de práticas antes utilizadas tais quais a venda de cadastros de endereços eletrônicos e o disparo de conteúdo em massa.”

Baixe aqui o PDF do guia completo.