artigos

OFICINA: A INTERNET, DE NUVEM, NÃO TEM NADA!

#acesso à internet #América Latina #Colonialismo Digital #cuidados digitais #futuro do trabalho #inteligência artificial #justiça sócio-ambiental #lixo eletrônico #meio ambiente #Monopólio das Big Tech #mudanças climáticas

Para ajudar a materializar a geopolítica por trás da internet, a Coding Rights realizou a oficina do Mapa dos Territórios da Internet em Campinas

No dia 11 de novembro de 2023, a Coding Rights realizou a oficina “Mapa dos Territórios da Internet”, em Campinas, São Paulo. Apesar de ter sido em um sábado com calorão recorde, a atividade contou com cerca de 20 participantes originários de todas as regiões do Brasil. O objetivo desse evento foi promover, por meio do Mapa dos Territórios da Internet, trocas de saberes sobre como as relações de poder por trás das tecnologias se constituem, desde a infraestrutura física até as decisões algorítmicas. 

Foi também um momento para construir pontes e fortalecer resistências. A atividade foi uma  parceria com as companheiras da  Minha Campinas, uma organização que ajuda a promover a participação popular na tomada de decisões da cidade de Campinas. E contamos também com a calorosa recepção das mulheres da Casa de Cultura Fazenda Roseira, centro cultural e de resistência em Campinas, gerido pela  Comunidade Jongo Dito Ribeiro. A casa é linda e um espaço potente de promoção da cultura negra. Inclusive, para quem passar pela região, fica a dica para conhecer, além de também acompanhar pelas redes!

Apesar da ideia de nuvem conduzir a um imaginário de uma tecnologia sem território, imaterial, abstrata e apolítica, o Mapa mostra justamente o contrário: desde a extração ilegal de minérios em terras indígenas para fabricação de produtos da Apple, Microsoft, Google e Amazon, até a poluição astronômica causada pelos satélites da Starlink, liderada por Elon Musk. Tudo está conectado e regido pelo colonialismo digital. É preciso muito debate e conscientização para pensar e construir alternativas a esse modelo. E o Mapa está aí pra isso!

Foi uma tarde incrível, em que avançamos  muito no debate e trocas sobre as relações entre tecnologias, territórios e justiça socioambiental. Só temos a agradecer pela parceria da Minha Campinas e Casa de Cultura Fazenda Roseira e pela participação de cada um, de cada uma, que estive conosco nesse dia!

Navegue pelo Mapa: https://www.cartografiasdainternet.org/