Reconhecimento Facial na América Latina: tendências na implementação de uma tecnologia perversa

#al sur #América Latina #reconhecimento facial

O reconhecimento facial é uma tecnologia de identificação biométrica que, por meio da análise de alguns traços característicos do rosto, busca estabelecer a identidade de uma pessoa. Apesar de ser menos precisa que outras formas de identificação biométrica, como impressão digital ou leitura da íris, não requer contato físico. Isso permite sua implementação, por exemplo, em espaços públicos para fins de vigilância em larga escala e sem que aqueles que estão sendo submetidos ao seu escrutínio necessariamente tenham conhecimento disso.

Na América Latina, o reconhecimento facial avançou rápida e silenciosamente. Com o intuito de conhecer algumas das iniciativas existentes, seus objetivos, empresas responsáveis por sua implementação e os riscos em matéria de direitos humanos que sua utilização implica, a rede Al Sur, da qual a Coding Rights faz parte, produziu o site https://estudio.reconocimientofacial.info/pt/ no qual mapeou as tecnologias implementadas e o seus impactos sobre os diferentes direitos.

Além do site, os resultados da pesquisa foram reunidas no relatório Reconhecimento Facial na América Latina: tendências na implementação de uma tecnologia perversa.

Fonte: Al Sur