CHUPADADOS: A FACE OCULTA DAS TECNOLOGIAS DE ESTIMAÇÃO

#América Latina #privacidade #proteção de dados #smart cities #vigilância

Este projeto reúne histórias sobre como equipamentos e serviços tecnológicos têm sido usados na América Latina para coletar, armazenar e processar dados. Esses dados são gerados por atividades cotidianas como navegar na internet, usar cartões de transporte, aplicativos de monitoramento do ciclo menstrual e fazer transações bancárias. A abundância de bases de dados que registram nossas atividades pode ser utilizada para o aprimoramento de políticas e serviços, mas o uso indevido de informações pessoais também pode expor, segregar e ameaçar indivíduos.

Com narrativas sobre a produção massiva de dados e sua presença em nosso cotidiano, queremos aproximar conceitos como privacidade, big data e vigilância de situações comuns para ressaltar a importância do desenvolvimento e uso de tecnologias com consciência sobre os possíveis impactos sobre os direitos humanos. Com isso, queremos fortalecer as estratégias de advocacy para a proteção de dados e privacidade na região. O projeto foi desenvolvido com a cooperação de parceiros do Brasil, Chile, Argentina, México e Colômbia. Os temas e estratégias de investigação são resultado de consultas a jornalistas, ativistas, advogados e especialistas em privacidade e estão estruturados em 4 eixos: cidade, casa, bolso e corpo.

Esse projeto foi coordenado em parceria por Joana Varon e Natasha Felizi, com apoio da Open Society Foundations. O tema das narrativas foram concebidos por meio de um workshop de narrativas realizado em Santiago, sob tutoria da roteirista Camila Agustini, com a participação de ativistas em proteção de dados, vigilância e privacidade, assim como jornalistas. Uma segunda fase do projeto teve apoio da Mozilla.

Para conhecer mais, visite o site aqui.