artigos

9 anos hackeando o patriarcado

#blogpost #feminismos #futuros especulativos #inteligência artificial

Todo o aniversário marca um novo ciclo. É um momento de refletir sobre o que se passou e o que se quer para o futuro. Em 2024, a Coding está completando 9 anos. Quase uma  década de trabalhos, então, pra nós, é uma data muito especial. Nesses nove anos muita coisa mudou aqui dentro, no Brasil e no mundo. 

Nós, que nascemos da certeza de que não se pode olhar para as tecnologias sem pensar suas intersecções com a garantia de direitos e o combate às opressões históricas, vivemos hoje uma ascensão de presidentes pelo mundo eleitos pela propagação do ódio, do machismo, do racismo… Estamos presenciando uma crise climática resultante de modelos de desenvolvimento predatórios, e sabemos que as big techs, que tentam monopolizar nossos canais de comunicação e de consumo de informação, têm grande papel em tudo isso.  É nesse mundo complexo que passamos a nos conectar cada vez mais com redes de resistência, buscando forças na troca de esperanças e potências.

Na Coding, sempre pautamos mais pluralidade de corpos e olhares para o que é e o que deve ser a tecnologia. Usamos o design a nosso favor para especular novos futuros. Agimos localmente para atuar globalmente, em uma rede de organizações parceiras, coletivos e pessoas inspiradoras. 

Sabemos que os tempos ainda são difíceis. Quando pensamos nos desafios para 2024, entendemos que a inteligência artificial está acelerando os impactos e transformações nas nossas vidas, e aumentando as complexidades para se pensar saídas. Por outro lado, temos cada vez mais certeza que qualquer perspectiva de futuro passa pela retomada de conhecimentos ancestrais e do cuidado com a natureza. 

Agora, entramos em contagem regressiva para os nossos 10 anos, e agradecemos todes que estiveram com a gente até aqui, e que seguirão torcendo e construindo alternativas junto com a gente. Seguimos firmes, hackeando o patriarcado!