eventos

Oficina: Tecnopolítica, Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro 

#acesso à internet #Colonialismo Digital #democracia #desinformação #discurso de ódio #eleições #feminismos #inteligência artificial #justiça sócio-ambiental #Monopólio das Big Tech #violência política

Na última terça-feira, 03, a Coding Rights realizou a oficina do Mapa dos Territórios da Internet com candidaturas ao parlamento de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro. Foi uma oportunidade para debatermos os desafios que existem na garantia de direitos em um mundo tão desigual no desenvolvimento tecnológico. E ainda tivemos a presença especial da deputada estadual Dani Monteiro, que compartilhou com as candidaturas que também querem ocupar os parlamentos as possibilidades de luta nos espaços do poder público.

Essas trocas potentes aconteceram na simbólica Casa Tucum, um espaço de cultura indígena que carrega muitas lutas, e que ficou cheia com candidaturas comprometidas com o debate sobre tecnologias e direitos que queriam refletir sobre como os desafios da tecnopolítica se conectam com áreas como educação, justiça socioambiental e o combate à violência política de gênero. Estiveram presentes as equipes das candidatas, candidates e candidatos Benny Briolly, Elaine Monteirro, Babu Santana, Fernando Nicholas, Vanderlea Aguiar, Anderson Ribeiro, Rick Azevedo, Clarice Chacon e Luciana Boiteux.

É uma honra pra gente ver que as reflexões que estamos impulsionando, sobre como as relações de poder se dão de forma global e refletem nos nossos territórios, municípios e estados, podem ressoar em pessoas que estão buscando adentrar espaços institucionais de promoção de políticas públicas, fortalecendo uma visão de direitos coletivos no uso das tecnologias na gestão pública municipal.

Agradecemos a todas as pessoas que estiveram por lá. E nosso agradecimento especial a Fundação Heinrich-Böll-Stiftung pela parceria maravilhosa! Toda essa troca riquíssima resultou em um documento construído coletivamente com as candidaturas que estavam na oficina e que mal podemos esperar para compartilhar.