Inteligência Artificial Distribuída? uma entrevista com Timnit Gebru no Brasil
#Colonialismo Digital #desinformação #futuro do trabalho #futuros especulativos #inteligência artificial #Monopólio das Big Tech #privacidade #regulação de plataformas #violência de gêneroNo último dia 6 de junho, a pesquisadora Timnit Gebru, referência mundial por peitar práticas antiéticas do Google no desenvolvimento de sistemas de IA, e fundadora da DAIR – Distributed AI Research Institute, esteve no Brasil para o debate “IA Para o Bem Comum: fortalecendo sistemas alternativos”, que organizamos entre Coding Rights, MediaLab, Lavits e Instituto da Hora, na UFRJ com a presença de representantes do poder público, pesquisadoras e artistas.
Durante o evento, Joana Varon, co-diretora executiva da Coding Rights, e Fernanda Bruno, coordenadora do MediaLab da UFRJ, conversaram com a Timnit. A entrevista agora está disponível também nas redes sociais, com legendas em inglês e português.
Na conversa, Timnit explicou o conceito de IA Distribuída, trouxe exemplos de testes com modelos de IA federativa e falou um pouco sobre o policy briefing “Fostering a Federated AI Commons ecosystem”, de co-autoria entre Joana, Timnit e Sasha Costanza-Chock. O texto foi apresentado e aprovado por peer review no T20, grupo de engajamento de centros de pesquisa no G20 e deve estar disponível na página oficial no mês de agosto. Timnit também mencionou o lançamento do Data Workers’ Inquiry, conduzido pela equipe do DAIR.
O evento inteiro você pode assistir aqui.