eventos

COMO PENSAR TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA UM COOPERATIVISMO DE PLATAFORMAS NO BRASIL?

#blogpost #eventos #futuro do trabalho #futuros especulativos #regulação de plataformas

Para ajudar a responder essa pergunta, levamos o Oráculo de Tecnologias Transfeministas para evento em Brasília que juntou representantes de 9 ministérios

Nos dias 19 e 20 de julho, a Coding Rights esteve em Brasília participando do encontro “Cooperativismo de Plataforma: Quais as Políticas Públicas Possíveis?”. Foram dias de muita troca de experiências e vivências com pesquisadoras, ativistas em tecnologias livres, representantes de governo, representantes de cooperativas e outras iniciativas de economia solidária.

Neste evento, a diretora-executiva da Coding Rights, Joana Varon, conduziu uma oficina em que jogou o Oráculo para Tecnologias Transfeministas, projeto que instiga a imaginação para o desenvolvimento de tecnologias alternativas, transfeministas e decolonias. Apresentamos também o Mapa dos Territórios da Internet, uma pesquisa cartográfica crítica, que materializa os impactos da nuvem nos territórios.

O evento contou com a participação de pessoas maravilhosas que pensam iniciativas de cooperativismo de plataforma, como Señoritas Courier, Núcleo de Tecnologia do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Cooperativa EITA (Cooperativa de Trabalho Educação, Informação e Tecnologia para Autogestão), Silo Arte e Latitude Rural. Nossa parceira Lai, da MariaLab, também estava presente apresentando ferramentas autônomas e debatendo sobre soberania digital. Deixamos aqui nosso agradecimento especial a Rafael Grohmann e Daniel Santini, que nos convidaram para fazer parte desse momento precioso de construção coletiva.

Voltamos cheias de ideias e muito felizes por contribuir nesse processo coletivo de criação de políticas possíveis para um programa de cooperativas solidárias de plataforma.

O encontro foi uma iniciativa conjunta da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Digilabour, Fundação Rosa Luxemburgo e projeto Cooperativismo de Plataforma, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

A apresentação do nosso workshop, em PPT, está disponível aqui.