Livro Una Bolsa de Semillas: ciencia ficción feminista en Abya Yala

#feminismos #futuros especulativos

O que é a ficção científica feminista de Abya Yala? O que surge quando nos propomos a escrever ficção científica sem a arrogância da ciência ocidental? O que vemos quando descartamos a universalização de uma visão branca, cisheteropatriarcal, individualista e capacitista?

Através dos relatos de 11 artistas e ativistas feministas e dissidentes de gênero de Abya Yala, abordamos essas questões a partir de histórias situadas em corpos-territórios concretos e visões da ciência ancoradas na transmissão e proteção do conhecimento em comunidade.

Trechos da introdução com tradução livre em pt-br:

São textos que surgiram no intenso decorrer de oito reuniões online, realizadas duas vezes por semana durante o mês de outubro de 2024. As pessoas participantes foram selecionades por meio de uma convocatória aberta para participar do workshop, que lançamos um mês antes através da Coding Rights e da Musea M.A.M.I. Com a certeza de que imaginar é um exercício político, decidimos realizá-lo apesar de não sermos exatamente especialistas em ficção científica. Nossa relação com o tema vinha de um trabalho de anos ligado às tecnologias livres e à reflexão sobre como as novas tecnologias afetam o acesso aos direitos humanos. Mais recentemente, também, por nosso interesse em nos reconectarmos com tecnologias ancestrais próprias ou amplamente utilizadas em nossos territórios.

As histórias apresentadas a seguir trazem imaginários que, por estarem situados em corpos e territórios dissidentes, desenham futuros-presentes que às vezes estão enraizados em preciosas lembranças do passado-presente. Outras vezes, transmutam as violências coloniais e patriarcais em momentos de sonhos ou vinganças, onde a ordem estabelecida muda para, finalmente, esmagar a constante distopia cotidiana. São narrativas encarnadas que, ao trazer elementos das culturas que habitamos, nos levam em diferentes viagens em direção às nossas ficções políticas. A ciência a que se recorre, o “sci” do “fi”, é também aquela que reconhece (e provém de) nossos conhecimentos e sabedorias locais e ancestrais. A memória, os sonhos, a presença das avós e o poder das comunidades dissidentes que, em conexão com os territórios, as estrelas e outros seres, despertam novas formas de existir. Daí surgem alguns dos temas dos contos deste livro.

Com textos de Ange Cayuman, Asami Ortiz, ch’ixi proxy, Diana Thalia Jiménez Martínez, La Alda, Josefa Ruiz-Tagle, Malicia Sabina, Paulx Gialdroni, Rae del Cerro, Rastros de Diógenes, Thabata Lorena e epílogo de Gabriela Damián Miravete.
Ilustração da capa: Desobediencia Visual.
Design editorial: Camila González.

O livro foi coordenado por Lucía Egaña Rojas e Joana Varon.
Realizado por Coding Rights e Musea M.A.M.I. com o apoio da Association for Progressive Communications (APC).

No momento o livro está disponível somente no Chile e na Espanha.
Na Espanha está sendo distribuído por Virus Editorial a diversas livrarias cooperativas e independentes, mas pode ser comprada online através dos links abaixo:

Assim que ele estiver disponível para o público brasileiro e demais países da América Latina, avisaremos vocês! 💜

Eventos

16 de maio de 2025
Pré-lançamento do “Una bolsa de semillas: ciencia ficción feminista en Abya Yala” na CryptoRave 2025
Saiba mais: https://codingrights.org/library-item/pre-lancamento-de-una-bolsa-de-semillas-cryptorave/

07 de junho de 2025
Lanzamiento del libro na Alma Negra Librería y Plataforma em Santiago do Chile

08 de junho de 2025
Sembrando entre ruinas: ciencia-ficción-especulación no Espacio Circulante em Valparaíso – Chile
Apresentação e debate sobre os livros Una bolsa de semillas. Ciencia ficción feminista en Abya Yala y Ruinas del futuro. Utopias e distopias do Cone Sul.

06 de agosto de 2025
Sessão de Lançamento de Livros na Reunião de Antropologia do Mercosul em Salvador – Bahia | Universidade Federal da Bahia | Campus Ondina

13 de Agosto de 2025
Lanzamiento de libro “Una Bolsa de Semillas: Ciencia ficción feminista en Abya Yala”.
Nueva Imperial – Chile | Biblioteca Pública Municipal 112

Esta página está em constante atualização para manter a memória do livro ativa.

Laila