TRETAQUI: DISCURSO DE ÓDIO E DESINFORMAÇÃO NAS ELEIÇÕES NÃO DÁ

#desinformação #discurso de ódio #eleições #violência política

Nas eleições de 2018, descobrimos que o ódio e a desinformação dão voto…

Candidaturas e partidos têm feito campanhas baseadas na discriminação, na disseminação de notícias falsas e no ataque a candidaturas de grupos minorizados e que defendem os direitos humanos. Isso só prejudica a nossa democracia.

O Brasil é um dos países que mais mata ativistas de direitos humanos e políticos. Estes ataques a políticos, por meio do ódio e da desinformação, são uma forma de violência política. Ela pode acontecer antes, durante e depois das eleições, afetando candidaturas ou mandatos eleitos. Podem ser desde atos de violência explícita (agressões físicas e ameaças), até ataques na mídia e nas redes sociais. Quem ataca quer que se silenciem ou que saiam da política. Quem é atacado são justamente aqueles que não ocupam o poder: mulheres, pessoas negras, indígenas, jovens e LGBT+.

Para fazer frente a isso, criamos o TretAqui.org, uma plataforma que coleta denúncias de candidaturas atacando e sendo atacadas com discurso de ódio e desinformação. E o que a gente faz com isso? Em 2018, encaminhamos estas denúncias à Organização dos Estados Americanos, uma organização internacional, da qual o Brasil faz parte, e que estava acompanhando de perto as nossas eleições. Aqui você confere o relatório que a gente mandou e o relatório da missão eleitoral da OEA.


O que fizemos nas eleições de 2020? Gerar dados sobre as diferentes formas de ataque durante as eleições, dentro e fora das redes, e cobrar respostas das autoridades eleitorais.

Conheça a plataforma aqui. Você também pode assistir ao lançamento no link: