audiovisual

Safermanas: dicas de segurança digital em gifs!

#blogpost #cibersegurança #cuidados digitais

Coding Rights lança série de gifs voltada para mulheres e pessoas de gênero não-binário dominarem os paranauês tecnológicos

No celular marcamos encontros com crushes, procuramos qual o melhor caminho para chegar num lugar, guardamos nossa agenda e tanta coisa que nem caberia na bolsa ou na pochete. MAS, ao contrário do cuidado que teríamos se essas coisas estivessem guardadas assim, ainda são poucas as manas que tomam medidas para proteger todas essas informações.

Tentando melhorar nossos hábitos no uso das tecnologias e facilitar a vida com dicas bem simples de segurança digital, a Coding Rights criou a Safermanas, uma campanha no formato de série de gifs roteirizados que trazem dicas para evitar incidentes e diminuir vulnerabilidades de segurança digital comuns a mulheres cis, pessoas trans, travestis e não-binárias.

O primeiro gif da sequência explica, afinal, o que define uma Safermana. A ideia é estimular todas a se tornarem uma Safermana. Elas são manas de todas as idades, bichas, sapatonas, bis também, de adolescentes à coroas espertas, e também manos trans, que se informam e se comunicam por aplicativos de celular, baixam e usam diversos programas no computador e que digitalizaram diversas funções da vida cotidiana, mas também sabem ser precavidas e desconfiadas, ao mesmo tempo que gostam dessas inovações. As Safermanas reconhecem o valor e a sensibilidade de seus dados pessoais e cuidam deles, também como uma forma de auto-cuidado.

afinal, quem são as safermanas? 🙂
Dicas dos apps de chats mais seguros pras #SAFERMANAS dominarem o mundo!
#Safermanas não vacilam com senhas 😉
Seus nudes, suas regras! Este gif foi Inspirado e é uma atualização do zine SaferNudes
Discurso de ódio é crime! Denuncie 😉
Safermanas sobre Configurações de Privacidade
Zoom bombing é a nova dos haters, mas quem manda na sua sala é vc!

A ideia é proteger um pouco mais as manas de pessoas que resolvem gastar energia ameaçando divulgar nossos nudes, “stalkeando” e rastreando nossos passos para nos amolar, descobrindo nossas senhas para tentar sacanear as contas em redes sociais ou que usam de outros meios tecnológicos (e psicológicos) para propagar vários tipos de violência de gênero.

Como o clima anda tenso, esperamos que os gifs também sirvam bastante para as manas que têm sido mais vocais sobre direitos reprodutivos, as manas do movimento negro, as que apontam para direitos LGBTQIA, enfim, perfis que têm sido bastante atacados pela intolerância que se espalha também nos meios digitais. 

PRA NÃO PERDER NENHUMA DICA, SIGA SEMPRE A HASHTAG #SAFERMANAS NAS REDES (Facebook, Twitter, Instagram)Se você quiser receber direto no seu telefone, siga nosso CANAL no Telegram. Também estamos no GIPHY e no YouTube.

Mas as dicas são para todas as manas que querem dominar um pouquinho mais os paranauês tecnológicos e não ficar facilmente à mercê de pessoas com mau sentimento. Afinal, infelizmente, ainda tem muito crush meio equivocado e vingative que não sabe lidar com nossas liberdades.

Nos últimos anos, várias coletivos feministas têm produzido excelentes materiais com dicas de segurança holística digital sobre esses temas. Mas um monte de mana continua não acessando essas preciosidades e acaba deixando a guarda aberta para ataques. Acreditamos que neste formato de gifs, as dicas e links para esses recursos poderão ser compartilhados com mais facilidade em diferentes meios e mídias sociais. Assim, as manas podem espalhar facilmente a informação e ajudar umas as outras para evitar algumas situações de perrengue.

Curtiu? Também aceitamos sugestões de temas sobre os quais as manas queiram tirar dúvida. Quanto mais engajamento, mais alcance desse material e garantias de ter uma relação mais saudável e um futuro mais seguro junto às novas tecnologias. Todos os gifs são produzidos em português, inglês e espanhol. Porque o mais importante de tudo é o seguinte:

QUEM NÃO É #SAFERMANA HOJE, PODE SE TORNAR UMA AMANHÃ 😉

Para receber os novos gifs, você também pode se inscrever no nosso canal @SaferManas do Telegram, ficar de olho no nosso repositório no Giphy ou seguir a gente nas redes sociais (FacebookTwitterInstagram e YouTube).

Equipe das Safermanas na Coding Rights:
Joana Varon, conceito e roteiro
Carol Monteiro, roteiro e estratégia de comunicação
Clarote, design e ilustrações
Esse trabalho foi desenvolvido com apoio da Mozilla Media Fellowship