eventos

NO BRASIL, UMA EM CADA 10 MENÇÕES NAS REDES SOCIAIS A PARLAMENTARES MULHERES TÊM ALGUM TIPO DE VIOLÊNCIA

#discurso de ódio #eventos #violência de gênero #violência política

Aponta Mari Tamari durante a reunião da CPI da Alerj de Combate à Violência Cibernética contra as Mulheres

Ontem, 24 de agosto, a co-diretora executiva da Coding Rights, Mari Tamari participou da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Combate à Violência Cibernética contra as Mulheres da Assembleia Legislativa do Estado do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, apresentando dados sobre violência política de gênero, percepções e acúmulos que temos a partir do trabalho aqui na Coding.

Para aprofundar algumas questões e conceitos sobre o tema, Mari destacou alguns pontos da cartilha “Eleições e Internet: guia para proteção de direitos nas campanhas eleitorais”, uma iniciativa da Coalizão Direitos na Rede, realizada pela Coding Rights e MeRepresenta, com colaborações da Rede Transfeminista de Cuidados Digitais. Além disso, ela apresentou um dado alarmante: a cada 10 menções nas redes sociais a parlamentares mulheres, no Brasil, pelo menos uma contém algum tipo de violência. Essa informação faz parte do Mapa da Violência Política de Gênero em Plataformas Digitais, de autoria de Letícia Sabbatini, Viktor Chagas, Vinicius Machado Miguel, Gabriela Rezende Pereira e Sabrina Dray, pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB) da Universidade Federal Fluminense.

Da esquerda para a direita: deputada Zeidan, Mari Tamari, deputada Martha Rocha e deputada Dani Monteiro.

Além da apresentação dessas informações, serão incluídas no relatório da CPI as propostas apresentadas por Tamari para diminuir essas estatísticas de violência política de gênero. “É preciso criar diretrizes para documentar esses casos, porque ainda temos poucos dados consolidados. Além disso, é preciso ter protocolos de atuação, pela comissão de ética, para quando os ataques acontecerem. E, por fim, os deputados precisam buscar um canal direto com as plataformas para o caso de contas hackeadas”, sugeriu.

A proposta da comissão é apurar causas e pensar formas de prevenção e combate à esse tipo de violência no estado do RJ, e dessas discussões devem sair propostas legislativas e de atuação para a ALERJ. Uma iniciativa importantíssima das parlamentares da Casa.

Agradecemos a presidente da Comissão, deputada Martha Rocha pelo convite, a deputada Dani Monteiro pela indicação, e às deputadas Zeidan, Índia Armelau e deputado Luiz Paulo pela presença e pela oportunidade de debater e contribuir para os trabalhos.

Assista à audiência aqui: https://youtu.be/5t3L9MzPr7g