Oficina | Oráculo de Tecnologias Transfeministas: Especulando sobre tecnologia, IA e gênero
#feminismos #futuros especulativosNa última quarta-feira, dia 09 de abril, a Coding Rights realizou a oficina Oráculo de Tecnologias Transfeministas: especulando sobre tecnologia, IA e gênero no Pátio Metrô São Bento a convite do SESC Florêncio de Abreu em São Paulo.
O Oráculo de Tecnologias Transfeministas é um jogo de cartas desenhado para nos ajudar a, coletivamente, visualizar e compartilhar ideias de tecnologias para especular futuros alternativos que sejam melhores para todas as pessoas.
A oficina consistiu em dois momentos.
O primeiro foi uma breve apresentação sobre o debate tecnopolítico e interseccional sobre tecnologia, que hegemonicamente é marcada por discriminações de gênero e valores brancos-cis-heteronormativos, onde as grandes corporações de tecnologia acabam homogeneizando a produção tecnológica com objetivos de lucro e não necessariamente de solução para problemas da sociedade.



No segundo momento, apresentamos o Oráculo de Tecnologias Transfeministas para as pessoas presentes e as convidamos a tirar as cartas e imaginar tecnologias digitais e analógicas a partir delas.


O baralho é composto por cartas de Valores, Objetos, Situações, Corpos e Territórios, e o Joker (Coringa), sendo apropriado para todas as idades. Você retira pelo menos uma carta de cada para construir seu jogo, desapegando de limitações científicas e tecnológicas já que estamos imaginando o Futuro.

A oficina foi feita em um local emblemático da cidade de São Paulo, o Pátio Metrô São Bento, que foi palco de muitas atividades importantes para a cultura local, como por exemplo o movimento Hip-Hop, que possui suas próprias tecnologias para se conectar com esses futuros. A nossa atividade se conectou com quem estava de passagem, apresentando o Oráculo como uma ferramenta para confabulação e criatividade, partindo dos corpos e territórios de quem tirava as cartas e levando as participantes a imaginarem tecnologias que respeitassem o cansaço dos corpos e a vontade de falar, como a imagem abaixo mostra.

Caso queira saber mais sobre o Oráculo acesse: transfeministech.codingrights.org
Agradecemos a todas as pessoas que estiveram por lá. E nosso agradecimento especial ao SESC Florêncio de Abreu e sua equipe por esta parceria.