Laila Almeida Braga é geógrafa e comunicadora, atua com foco em tecnologia, cultura, software livre, direitos humanos, cuidados digitais e pesquisa sobre soberania de dados.
Formada em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisou a soberania de dados na produção acadêmica, analisando o caso da cooperação entre USP e Google. Atualmente, especializa-se em Comunicação e Marketing Digital na ESPM.
Comunicadora desde 2014, já coordenou a comunicação de organizações como a MariaLab e ministrou oficinas em projetos como o EncruziLab (Geledés – Instituto da Mulher Negra) e a Gincana Monstra (Rede Transfeminista de Cuidados Digitais), abordando técnicas de comunicação em redes sociais com um debate crítico sobre seu funcionamento para movimentos sociais e ativistas.
Colabora com a comunicação da CryptoRave (2024 e 2025), da Rede Transfeminista de Cuidados Digitais e do Movimento Software Livre Brasil. Na Coding Rights, atua como Coordenadora de Comunicação, construindo estratégias sob uma perspectiva coletiva, transfeminista, decolonial e antirracista de defesa de direitos humanos.